08/04/2009

CAUSAS DA DESMOTIVAÇÃO DA LEITURA

“É verdade que, ainda no berço, a criança entra em contato com as primeiras formas literárias, que lhe chegam através das canções de ninar.” (Jardim,1994 p.7)


No contexto escolar da educação brasileira surge uma variedade de linguagem e de leituras que requerem uma atenção especial dos educadores. Quando todos tomarem consciência que o ensino deverá mudar, fazendo com que o aluno aprenda a ler e a escrever sentindo prazer na leitura, não lendo simplesmente porque é necessário, mas sim por gostar.
A prática, de leitura nas salas de aulas está distante de uma prática que promova a formação de leitores, críticos e participativos, sobretudo numa sociedade globalizada como a nossa. A sala de aula continua sendo um espaço monótono, no qual a interação, fator in dispensável na constituição de sujeitos e de sentido, é algo que inexiste.
É importante e necessário que o professor compreenda a sala de aula como um espaço discursivo e interativo, enfatizando a leitura como um momento no qual os alunos tenham a oportunidade de exercer sua identidade de leitor. Destacamos a interação professor aluno como um momento privilegiado para a construção de sentidos, e o aluno, assim poderá tornar-se ciente da necessidade de fazer da leitura uma atividade caracterizada pelo engajamento e não ter apenas uma mera recepção passiva.
É preciso que o professor promova esta percepção, para que o aluno perceba
que a leitura está intimamente ligada à formação do cidadão, e assim o aluno, como sujeito ativo, leia a realidade em que está inserido.
É conveniente que o professor de língua portuguesa, enquanto agente institucionalmente indicado para promoção de leitura na escola, esteja consciente da necessidade de se formarem leitores capazes de ler o mundo nos seus mais variados contextos e de participarem criticamente do processo de transformação social, tão almejada em nossa sociedade.
Algumas possibilidades de trabalho interativas do professor em sala de aula seriam:
- Presença do professor como papel de orientador;
- Interação professor-aluno que ajuda na aprendizagem;
- Ajudar o crescimento do aluno como um ser crítico e autônomo em suas idéias e opiniões;
- Valorização da participação do aluno.

Genilce Dall’Asta Argenta.

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