18/09/2009

EXEMPLO DE QUESTÕES DA PROVA DO SAERS PARA O 3ºANO/2ªSÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Olá, aqui vão algumas questões que foram contempladas nas provas do SAERS em anos passados.Espero estar contribuindo de alguma forma com o trabalho dos(as) colegas que estejam trabalhando com estas séries.
Retirei as questões do boletim de resultados do SAERS, fornecido pelo governo do estado.
Para mais informações, inclusive sugestões de trabalho, acessem o site da Secretaria de educação do Estado do RS.
O boletim é rico em explicações e além de sugestões de como trabalhar, tem também toda a matriz que é cobrada na prova.
Um abraço!


1- Leia o texto abaixo.
“REI, CAPITÃO,
SOLDADO, LADRÃO,
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃo”.
http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=29

Nesse texto, as palavras que rimam são
A( ) bonita e soldado.
B( ) capitão e ladrão.
C( ) coração e bonita.
D( ) soldado e ladrão.


2-Leia o texto abaixo.
Girafa
A girafa é o único animal que consegue alcançar a própria orelha com a língua.
Marcelo Duarte. A arca dos bichos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999.(Adaptação).

Sobre o que esse texto fala?
A( ) Tamanho da língua da girafa.
B( ) Tamanho das orelhas da girafa.
C( ) Tamanho das pernas da girafa.
D( )Tamanho do pescoço da girafa.




3- Leia a frase abaixo.
O MENINO SOLTA PIPA.
(O desenho que mostra o que está escrito nessa frase é





4- Leia o texto abaixo.
Eu me chamo Pedro e tenho 7 anos. (...)
Quando eu tinha 3 anos, para salvar meu dente da frente que ficou mole porque eu caí de boca brincando na gangorra da escola, minha dentista me disse que... EU TERIA QUE PARAR DE USAR MINHA QUERIDA CHUPETA VERDE!
– A chupeta ou o dente! – ela me mandou escolher.
Bom, eu nem quis ouvir direito essa proposta tão maluca! A doutora Virgínia e a minha mãe tentaram conversar comigo, explicar por que era importante eu não perder um dente tão cedo e... nada. Eu só olhava com o olho mais comprido do mundo para a chupeta verde, minha companheira do sono mais gostoso do mundo! Como dormir sem ela?
JANUÁRIA, Alves. Minha Chupeta virou estrela. In: Era uma vez: 23 poemas, canções, contos e outros textos para enriquecer o repertório dos seus alunos. Revista Nova Escola, edição especial.Vol. 4, p. 24.
Leia novamente a frase abaixo.
Bom, eu nem quis ouvir direito essa proposta tão maluca!

Nessa frase, o ponto de exclamação indica que o narrador está

A) arrependido.
B) duvidando.
C) encantado.
D) indignado.

5- O número 529 pode ser decomposto em
A( ) 500 + 200 + 9.
B( ) 50 + 20 + 9.
C( ) 900 + 20 + 5.
D( ) 500 + 20 + 9.
6-Leia os textos abaixo.

Texto I - A distribuição da água no mundo, no Brasil e na Amazônia (Fragmento)

O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui: é sempre o mesmo. Hoje somos mais de 5 bilhões de pessoas que, com outros seres vivos, repartem essa água. O desenvolvimento do ser humano está em grande parte relacionado à quantidade e à qualidade da água.
Cada pessoa gasta por dia, em média,40 litros de água: bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mãos antes das refeições etc.
Apenas 0,7% do volume total de água da Terra é formado por água potável, isto é, pronta para o consumo humano. Hoje em dia, quase 2 bilhões de pessoas não dispõem de água potável.
Hoje, 54% da água disponível anualmente está sendo consumida, dos quais 2/3 na agricultura. Em 2025, 70% será consumida, apenas considerando o aumento da população. Caso os padrões de consumo dos países desenvolvidos forem estendidos à população mundial, estaremos consumindo 90% da água disponível.
www.iepa.ap.gov.br/ . Acesso 22/07/2007


TEXTO II - Planeta água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam
a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam
a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das
cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos,
no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara,
a mãe d’água e misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai
embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco–íris
sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão triste, são
lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da
terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água...
www.vagalume.com.br/guilherme–arantes/planeta–agua.html

Esses dois textos falam da:
A( ) água das indústrias.
B( ) água da população.
C( ) água no mundo.
D( ) água no banho.

7-Leia o texto abaixo.
O alho bento


Mané Frajola não tinha um centavo. Jurou que ia dar jeito na vida. E deu. Catou uma réstia de alho e saiu pro mundo, apregoando:
– Alho bento! Olha o alho bento!
Parou uma velha.
– Alho bento? Serve prá que?
– Isso aqui tira quebranto, olho gordo, azá de 7 anos. É só mordê, comê metade e passá a outra metade em cima do coração!
A velha levou um dentinho, a peso de ouro. Depois veio um velho. Repetiu a pergunta, ouviu a esma resposta. Levou! De crédulo em crédulo, Mané Frajola vendeu a réstia toda, até o final da manhã. Estava com os cobres. Mas aí veio o Conde Drácula, chegado da Transilvânia e não gostou da história. Aquela cidade toda cheirava a alho. Resultado: Mané Frajola foi contratado como copeiro do Conde para ganhar dinheiro e parar de vender alho bento. Milagre só acontece quando a prosa do
contador de causo padece!
http://eptv.globo.com/caipira/

O modo como falam indica que os personagens dessa história são pessoas que
A( ) vivem no campo.
B( ) vivem em outro país.
C( ) falam trocando as letras
D( ) falam gírias jovens

8- Pedro precisa resolver a conta abaixo.

134 x 2 =

O resultado dessa conta é
A( )136
B( ) 138
C( ) 238
D( ) 268

9- Leia o texto abaixo.
HIGIENE PESSOAL
SABONETE
PASTA DE DENTE
SHAMPOO
CONDICIONADOR
FIO DENTAL
PAPEL HIGIÊNICO
OUTROS

Esse texto é:

A( ) um poema.
B( ) um aviso.
C( ) uma lista.
D( ) uma carta.


10- Leia o texto abaixo.



Essa placa avisa do perigo de

A( ) cair da cerca.
B( ) furar o dedo.
C( ) levar choque.
D( ) ser atropelado.

11- Leia o texto abaixo.
O menino perdeu o cachorrinho de estimação.
A amiga tenta ajudar:
– Por que você não coloca um anúncio no jornal?
– De que adianta? Ele não sabe ler!

Essa piada é engraçada porque
A( ) a menina falou que deveriam colocar um anúncio no jornal.
B( ) a amiga do menino quis ajudar a encontrar o cachorrinho.
C( ) o menino achou que o anúncio era para o cachorro ler.
D( ) o menino estava triste porque perdeu um cachorrinho.




12-Túlio passou três semanas da férias na casa de sua avó.
O número de dias que ele passou com sua avó igual a
A( ) 3 dias.
B( ) 7 dias.
C( )14 dias.
D( ) 21 dias.

13- Leia o texto abaixo.
Cantiguinha de Verão
Anda a roda
Desanda a roda
E olha a lua a lua a lua!

Cada rua tem a sua roda
E cada roda tem a sua lua

No meio da rua
Desanda a roda: Oh,

Ficou a lua
Olhando em roda...

Triste de ser uma lua só!
QUINTANA, Mário. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 950.

O motivo da tristeza da lua é
A( ) desandar a roda.
B( ) estar em roda.
C( ) ficar no meio da rua.
D( ) ser uma só.

14-Leia o texto abaixo.
NO LABORATÓRIO
O CIENTISTA FALA PARA UM COLEGA:
— INVENTEI UMA PÍLULA QUE MATA A SEDE.
— NOSSA! E COMO ELA FUNCIONA?
— É SÓ TOMAR A PÍLULA COM DOIS COPOS DE ÁGUA.
FINZETO, Ângela. Brasileitura

Esse texto serve para
A( ) divertir o leitor.
B( ) dar uma informação.
C( ) orientar um doente.
D( ) passar um recado.

15-Túlio estava jogando videogame. Na primeira partida, ele fez 45 pontos e na segunda, fez 50 pontos.
Que conta Túlio deve fazer para saber quantos pontos ele conseguiu ao todo?
A( ) 50 + 45
B( ) 50 - 45
C( ) 50 - 5
D( ) 45 + 5
16- Leia o texto abaixo.
Revista Recreio, ano 3, p.20.
O título desse texto pode ser
A( ) Como criar mosaicos.
B( ) A vida dos artistas.
C( ) Ferramentas importantes.
D( ) Desenhos em papel.

17- Leia o texto abaixo.
O peru
O peru foi a passeio
Pensando que era pavão
Tico-tico riu-se tanto
Que morreu de congestão

O peru dança de roda
Numa roda de carvão
Quando acaba fica tonto
De quase cair no chão

O peru se viu um dia
Nas águas do ribeirão
Foi-se olhando, foi dizendo
Que beleza de pavão

Foi dormir e teve um sonho
Logo que o sol se escondeu
Que sua cauda tinha cores
Como a desse amigo seu
MORAES, Vinicius de. A Arca de Noé. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991
.
No último verso desse texto, a expressão “desse amigo” se refere ao
A( )Tico-tico.
B( ) peru.
C( ) pavão.
D( ) narrador
18-Ana fez o desenho de algumas ruas de seu bairro, próximas à sua casa. Localizou sua casa e marcou-a com seu nome. Localizou também a casa de quatro amigas e marcou-as com o nome de cada uma.
Veja abaixo o que ela fez.

A casa que fica mais próxima à casa de Ana é a de sua amiga
A) Carla. B) Laura.
C) Lúcia D) Maria.

19-Para não se esquecer do medicamento que precisa tomar diariamente, Jorge programou o seu relógio para despertar no horário certo.
Veja, no relógio, o horário programado.


Fonte: www.pcguia.xl.pt/1105/especial/i/sup/home_18.jpg

Qual é o horário programado para o relógio despertar?
A( ) Dez horas e trinta minutos.
B( ) Dez horas e três minutos.
C( ) Dez horas.
D( )Treze horas.

20- Ricardo está fazendo uma atividade do seu livro de matemática e deve escrever corretamente por extenso o número 976.
A escrita correta desse número é

A) novecentos e sessenta e sete.
B) novecentos e setenta e seis.
C) setecentos e sessenta e nove.
D) setecentos e noventa e seis.

21- Marta prepara suco em jarras como as representadas nas figuras abaixo.


A jarra maior tem quantos litros a mais que a jarra menor?

A( ) Meio litro.
B( ) Um litro.
C( ) Um litro e meio.
D( ) Dois litros.

23-) O número da casa de Viviane é formado por três unidades de milhar,cinco centenas, três dezenas e uma unidade.
Qual é esse número?
A( ) 5 031
B( ) 5 331
C( ) 3 531
D( ) 3 001

22- O endereço da amiga de Bete é: rua Primavera, número três mil e vinte e oito. Ao chegar à Rua Primavera, ela viu quatro casas com números parecidos e ficou em dúvida.
Veja o que ela viu.

Qual casa é a da amiga de Bete?
A( ) Casa 1.
B( ) Casa 2.
C( ) Casa 3.
D( ) Casa 4.

23-Observe a sequência numérica.
O número escondido pelo quadradinho é

A( )10
B( ) 11
C( ) 12
D( ) 13

24- Em um campeonato, as pontuações de quatro times foram atendidas em um quadro.
Veja o quadro.
tIMESTimes Pontuação
Times Pontuação
1 38
2 42
3 36
4 44

Qual é o time que alcançou maior pontuação?
A( ) 1
B( ) 2
C( ) 3
D( ) 4

25- Uma turma da Escola “SOLAR” desenhou no gráfico abaixo o número de alunos que faz aniversário em cada mês. Nesse gráfico, cada quadradinho representa um aluno.



Em que mês há mais alunos que fazem aniversário?

A( ) Janeiro.
B( ) Junho.
C( ) Novembro.
D( ) Dezembro.

26- O mapa abaixo mostra algumas ruas do bairro onde Cláudio mora. Nesse mapa, além da casa de Cláudio, podemos identificar as farmácias 1, 2, 3 e 4.



A farmácia mais distante da casa de Cláudio é a de número
A( ) 1
B( ) 2
C( ) 3
D( ) 4

27- A professora Adriana pediu que seus alunos formassem um número com os algarismos 1, 3 e 4.

Veja os números que esses alunos formaram:

ANA

413
RITA

341
PEDRO

431
MÁRIO

143

Qual deles formou o maior número?

A( ) Ana.
B( ) Rita.
C( ) Pedro.
D( ) Mário.


28- Observe os números escritos nos balões abaixo.


A ordem desses números, do maior para o menor, é

A( ) 100 – 200 – 300 – 500 – 700 – 800
B( ) 800 – 700 – 500 – 300 – 100 – 200
C( ) 200 – 800 – 300 – 500 – 700 – 100
D( ) 800 – 700 – 500 – 300 – 200 – 100

29- Para realizar um jogo, a professora organizou um grupo de 12 meninas e um grupo de 19 meninos.
Como os grupos devem ser iguais, quantas meninas faltam para empatar com os meninos?
A( ) 7 meninas.
B( ) 12 meninas.
C( ) 19 meninas.
D( ) 31 meninas.


30-Observe as figuras abaixo.


As figuras que possuem quatro lados são
A( ) 1 e 2.
B( ) 1 e 4.
C( ) 2 e 3.
D( ) 3 e 4.
31- Neste ano, as comemorações pelo aniversário da cidade “Pequeno Bosque” duraram 2 semanas. Quantos dias duraram essas comemorações?

A( ) 3 dias.
B( ) 7 dias.
C( ) 14 dias.
D( ) 21 dias.

32- Veja abaixo a representação das notas e moedas que Laura tem.

Laura vai trocar essas notas e moedas por notas de R$ 5,00. Quantas notas ela receberá?

A( ) 1 B( ) 2 C( ) 3 D( ) 4


33- Helena comprou duas caixas de bombons. Veja quantos quilogramas de bombom há em
cada uma.



Quantos quilos de bombons Helena comprou?

A( ) 3 quilogramas e meio.
B( ) 4 quilogramas.
C( ) 4 quilogramas e meio.
D( ) 5 quilogramas.
34-Sabrina quer comprar esta boneca que viu na vitrine de uma loja.




Mas, ela possui apenas


Quantos reais faltam para completar o valor da boneca?
A( ) R$ 15,00
B( ) R$ 13,00
C( ) R$ 10,00
D( ) R$ 5,00




35- Leia o texto abaixo.













A menina começou a chorar porque

A)( ) ela achou a piada sem graça.
B)( ) ela ficou sem entender a palhaçada.
C)( ) o palhaço riu do cabelo dela.
D)( ) o palhaço pisou nos pés










36- O número do prédio de Maurício é composto por duas unidades de milhar, três centenas, cinco dezenas e três unidades.

O número desse prédio é

A( ) 2035
B( ) 2353
C( ) 2533
D( ) 3532


37-Veja a figura.



Faça um X no quadro com o nome do objeto que você viu.
A( )SACOLA
B( )SAPATO
C( )SAPOTI
D( )SALADA


38-Veja a figura abaixo.




Qual é o nome dessa figura?
A) CANELA.
B) JANELA.
C) PANELA.
D) PAREDE.


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OI!!!
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